Quando os fundadores da popular mas controversa companhia de
cerveja BrewDog precisaram de um segundo empréstimo no banco para possibilitar
a expansão da produção, sua tática foi simples – mentir descaradamente.
Em 2008,
James Watt e Martin Deckie’s eram pequenos cervejeiros em Fraserburgh, foi um
pouco mais de um ano lutando. Vendendo suas cervejas feitas ao estilo americano
em sua van aos mercados de fazendeiros. Tiveram um prejuízo de $30.000 com
empréstimo no banco. “Nós estamos vendedo um tanto até considerável, mas
estamos perdendo dinheiro,” diz James Watt.
Eles então
decidiram entrar na competição de cerveja engarrafada organizada pelo grupo de
supermercados Tesco. BrewDog venceu em primeiro, segundo, terceiro e quarto
lugar. “Então nós fomos à sede da Tesco, e fomos informados que adoraram nossa
cerveja e que queria colocá-la em 500 lojas comprando 2000 caixas por semana.”
Conta James Watt. “Sem nos exaltarmos simplesmente respondemos ‘sem problema’.
Mesmo tendo apenas 2 pessoas trabalhando no engarrafamento.”
Mesmo com a
Tesco querendo a primeira entrega em 4 meses, James e Martin foram até o banco
para tentar conseguir mais $225.000, para então conseguir instalar rapidamente
uma linha de engarrafamento e expandir a produção. Porém com a dívida do último
empréstimo em aberto, o banco negou o novo empréstimo. Então foram à outra
credora e inventaram uma mentira, disseram que o banco ofereceu um acordo
incrível, mas queria uma sociedade com o seguinte argumento: “nós temos o que
vocês querem e vocês fazem o que queremos.”
Com BrewDog sendo
capaz de aumentar as instalações da cervejaria e já engarrafar com o rótulo
Punk IPA. A cerveja foi um sucesso imediato, e os outros supermercados do Reino
Unido já seguem vendendo.
TEXTO: BBC
TRADUÇÃO: ALEX AMARAL
0 comentários:
Postar um comentário